Acerca de Nós

A minha foto
Porto, Gondomar, Portugal
Duas faces voltadas para um rosto risonho e pequenino. O Sol do nosso dia a dia e a Lua dos nossos sonhos pela Noite.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Angelico e o fenomeno da mediatização. As fatalidades acontecem a todos.

Antes do mais quero deixar aqui o meu desejo sincero de franca recuperação e se possivel total.
Mas o que me leva a fazer este poste não é um contra algo ou alguém. É sim antes uma tentativa de alerta ao que diariamente vaí acontecendo pelo nosso Portugal e nas nossas estradas.
Angélico conduzia um carro emprestado, SEM SEGURO e conduzia SEM cinto de segurança. No mesmo carro seguiam outros ocupantes. Um deles faleceu quando foi projectado e em seguida atropelado por uma viatura que vinha atrás e não conseguiu evitar. E ainda uma ocupante que se encontra actualmente em risco de vida nos mesmo serviços que Angélico.

Segundo disseram amigos do próprio actor e cantor o acidente deveu-se a um furo numa roda que levou ao despiste e ao capotar da viatura. Num carro como aquele que conduzia normalmente os pneus usados são praticamente difíceis de rebentar ou furar. Chamam-se Pneus Flat e têm uma segurança extrema no que respeita a furos. De resto ainda nada de concreto se sabe e nem adianta querer levantar casos ou seguir os possíveis relatos dos próprios amigos.
A única coisa que me revolta é ver que tudo se faz resumir a uma situação em particular, relativizando a situação de risco de Vida de Angélico. Então e a rapariga que o acompanhava e está também em risco de vida? E o ocupante que veio a falecer, a família deste rapaz não conta?

Não pensem em mim como um incendiário. Antes gosto que as coisas sejam claras e não se deixem resumir a uma tentativa de transformar isto numa telenovela...
Nem para a vida de Angélico isto é favorável.

Os outros ocupantes poderiam ser um filho, sobrinho, familiar afastado ou simplesmente amigo das nossas relações profundas.

As vezes as Tvs fazem um tipo de trabalho que não é nada favoravel até para jovens que vêm em pessoas como Angélico um ídolo.
E isso irrita-me...
Diariamente fazer deste drama um acontecimento de alta mediatização, é escabroso para a nossa comunicação social, que deveria seguir outros rumos.

Porque não gosto de ver usarem acontecimentos tristes como estes, e os quererem transformar em  mediatismo. Aqui fica este poste de protesto.


Rosalino

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Festival Panda e o T

Já tínhamos os bilhetes para o festival do Panda no Dragão, dados pela Madrinha do T por alturas do seu aniversario.
No sábado fomos ao Metro comprar o andante e as respectivas passagens para que tudo fosse diferente e também  para evitarmos o transito.
A Mamã preparou a mochila e tudo o resto para o dia seguinte.
Domingo o T acordou cedinho e por isso o dia começou tranquilamente. Tranquilamente até termos entrado no Metro, porque quando estava a rever tudo o que precisava levar, lembrei-me....bilhetes.
Claro. Algo tinha de faltar. E logo os bilhetes para a entrada no Dragão.
Toca a ligar para a Mamã e pedir que fosse levar os bilhetes ao estádio e como o Metro anda a metro, ela chegou lá primeiro que nós.
Mais umas recomendações e avisos da Mamã e lá fomos nós para o Festival.
Primeira fila foi bem rápida para entrarmos. Nada de especial a demora.
O problema foi mesmo lá dentro.
O T tentou todas as diversões que estavam disponíveis e eram umas quantas. Pinturas do rosto, circuito de carros, insufláveis, escalada, mini futebol, mini basquetebol, trampolins e mais algumas as quais não deu tempo para testar.
Tanta era a diversidade que o T esteve unicamente 10 minutos a ver o espectáculo em si. Ia vendo no palco o Vila Moleza, Ruca, Docinho de Morango e a orquestra do Panda, mas unicamente entre os intervalos das diversões.
O problema foi mesmo as filas. Lá ia eu para uma fila enquanto ele ia espreitando o palco e as outras crianças que estavam na referida diversão.
Foi tremendamente desgastante. Não pelo facto de estar ás vezes 15 minutos numa fila. Mas sim pelo facto de ter de estar lá e ter os olhos no T.
O T adorou. Estava tão cansado e quase já se arrastava a andar quando fomos para o Metro. Entramos pelas 9 am e saimos ás 13:30. Sem paragens e unicamente carregamos forças quando o T bebia ou comia algo.
O Estádio do Dragão é de facto um bom sitio e proporciona as comodidades necessárias para estes eventos.
Mas o problema sou eu mesmo. Já não aguento a pedalada que o T tem. Nestas alturas é que nos apercebemos que estamos a caminhar já mais espaçadamente. Os cabelos brancos já não são o único indico da idade. As forças é que já não são as mesmas.
Aqui fica uma foto do T e do panorama á entrada no Estádio do Dragão. De referir que ele quis ir a rigor ao Estadio. Todo equipado á Fê Cê Pê e foi muito elogiado por isso. E eu duplamente babadinho :). Fui socio durante uns valentes anos.
É um Dragão a 100% ( Foto do Álbum do T)
Chegou a casa almoçou e depois resolveu dormir uma horinha.
E ainda bem.
Pois assim carregou baterias para o churrasco em casa de amigos nossos que estava já programado para este dia.
É bom para nós vermos o T feliz e satisfeito. Mas este Domingo deu para entender que os anos estão mesmo a pesar.

Rosalino

sábado, 18 de junho de 2011

Queimar calorias da maneira mais simples

Como queimar calorias sem esforços adicionais ou dinheiro em aulas de ginásio.
Use o que tem em casa


Nada mais simples não é verdade?

Rosalino

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Fatima 50 mil. Tasquinhas, o T e a Mamã

Este fim de semana prolongado teve de tudo um  pouco. Muito cansaço e muita alegria.Sendo surpreendido e aprendido mais umas quantas coisas.

Fatima: Lá fomos nós na sexta feira bem cedinho a caminho de Fatima. Eu, Cristina. Xaninha e Sarita e mais as 14 crianças que nos acompanharam. E claro tivemos lá presente durante todo o dia a Assunção. Pois que apesar da sua ausência forçada (o bebé já está five stars outra vez), sabíamos que nos acompanharias em todos os momentos. E claro que nos lembramos de ti lá
Eramos ao todo do nosso centro 18. Mas fomos aos encontro de 50 mil crianças...
Este é o Espírito Santo que por vezes nos demonstra que as situações aparecem com algum sentido. E nessas alturas faz de facto sentido e entendemos o porquê. 50 mil crianças a darem testemunho da Fé cristã. E concordo com o Sr Bispo: Pena é que as tvs não estivessem lá para transmitir a Portugal o que move realmente estas crianças e seus catequistas.

Derreados... É  palavra que mais me ocorre ao final do dia. E a segunda palavra/terceira é satisfação e alegria. Pois apesar de estar um pouco séptico com o que as crianças iriam conseguir retirar deste encontro, elas em grande parte me surpreenderam mais uma vez.
São crianças cheias de interrogações e com uma avidez de conhecimento fora do comum. E quando se trata do assunto religião é Fé, então...
Mas houve momentos que nos mostraram que são já adultos em ponto pequeno. Obrigado a vocês pelo que nos ensinaram durante todo este ano de catequese. Pois quanto mais vos tentamos fazer chegar as palavras de Jesus, mais nos ensinaram a facilidade com que o devemos abraçar e ser abraçados por Ele.

Sábado e Domingo. Dia das habituais tasquinhas  por esta altura do ano. Parabéns a todos os que levaram este seu esforço, muitas vezes ao limite.
Bom ver que a Igreja das Pedras Vivas é isto mesmo. Trabalhar em prol do Centro de S. José, para que a Igreja em si possa servir a comunidade como Jesus assim pede. Sejam os primeiros a servir, se querem sentir a Alegria de serem Felizes.

Animação, alegria e muito convívio. Assim deve ser dado o testemunho. Sendo activo e apesar do esforço pedido, ter sempre um sorriso.
Mais uma vez Parabéns a quem tudo organizou. Foi tremendo o esforço. E a quem participou e alegrou estes dois dias. Deus lá estará para retribuir com um ENORME sorriso.

Finalmente para o T e a Mamã: Obrigado minha cara metade. Pois sem o teu esforço não poderia ter conseguido fazer nada. Sei que realmente estive um pouco ausente na Família. Mas sei que entendes que este é um trabalho que tenho de fazer. Faz parte da minha realização.
Para o T. Desculpa meu filho... Ao ouvir contar pela boca da tua Mamã o teu desabafo, fiquei literalmente sem palavras e sem saber o que fazer.

" Desculpa Mamã. Eu gosto muito de ti. Mas eu preciso falar com o meu Pai. Falei muito pouquinho com ele nestes dias".

E quando ele veio me surpreender na barraquinha e Mamã me contou isso, senti um enorme peso sobre os ombros.
Parei um pouco. E resolvi ESTAR realmente com ele.
Depois lá pelo final do dia, juntou-se a outras crianças com a Mamã e lá fui eu tratar de ajudar a desmontar parte das coisas.

Obrigado a todos os que me deram um fim de semana em cheio. Super cansativo. Mas muito vivido. Recebi sem esperar muitos ensinamento.
Quem diz que burro velho não aprende línguas? Aprendemos a ter ao fim...

Rosalino

terça-feira, 7 de junho de 2011

Qualidade de tempo

( Imagem da Internet)
Acompanhamos bem os nossos filhos?
Estamos realmente atentos ás suas necessidades e à qualidade de tempo que lhes dedicamos?
Conseguimos aproveitar realmente ao nivel familiar esse tempo?
E qual será o melhor tempo que disponibilizamos aos nossos filhotes?

Estas questão são cada vez mais frequentes e no corropio do dia a dia, sentimos que no final  por vezes nos falta saber se estamos realmente presentes para eles.
Tentamos estar com o T o máximo possivel depois da sua vinda da escola.
Mas ás vezes entre o trabalho para a empresa que tenho de terminar e o jantar para se fazer. O T ás vezes foge um pouco para os filmes e a TV.

Nada benéfico e por vezes até prejudicial. Será o tempo que deixamos nosso filhotes em frente ao ecrã benéfico?

Podem ler tudo o artigo ao carregar no titulo em baixo.



Não está a ser criativo

2ºNão está a fazer perguntas

3ª Não está a desenvolver a linguagem

4º Não está a tomar iniciativas

5º Não está a desenvolver a motricidade fina

6º Não está a mexer-se

7º Não está a interagir com outras pessoas

8º Não está a desenvolver o sentido crítico

Situações retiradas de um artigo sobre o assunto. que me levaram muito a pensar na asneira que por vezes faço

Rosalino

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ama Ilegal. Reportagem da SIC.. Não será antes trauma Ilegal?

Não era muito minha intenção abordar este assunto e esta reportagem que foi lançada pela Sic e podem ver aqui. Imagens fortes que criam angustia ao serem vistas e por isso mesmo chamo atenção.

Embora a revolta seja imensa para com as atitudes desta dita "ama" ilegal, e para as condições que oferecia.
O que mais me revolta e me levou a escrever, é o facto de muitos dos Pais, sentirem que o que lhe foi feito era injusto...
Meu Deus. Será que os Pais não viram as imagens e não sabiam quais as condições em que entregavam os seus filhos?

Não acredito. Até posso considerar que não tenham tido conhecimento das agressões, e só agora pelas imagens poderem ver isso.
Mas decerto que tal como a reportagem da SIC demonstrou, sabiam as condições em que os seus filhos se encontravam. Até porque a senhora ( se é que se lhe pode dar este nome), já transitava para esta morada com indicios de infracção.
Por isso mesmo e apôs ver certos comentários dos Pais, levam-me a pensar que o desespero de não conseguirem ter um infantário adequado, sujeitavam seus filhos ao mal menor nas mãos desta "Ama". O que não abona em nada na maneira como pensam na educação dos seus próprios filhos.

Até podem pensar que estou a criticar quem neste triste acontecimento tem menos culpa, ou seja os Pais. Mas eu pergunto: Quem acredita que dos Pais que lá deixaram seus filhos não sabia da verdadeira condição?

Não... Não sou mais que qualquer Pai que erra e poderá errar em muitas situações. Mas recuso-me á ideia de estar na pele daqueles Pais que o fizeram.
Posso ter a vantagem de quando o T não vai á escola ter umas avós que o adoro e passam o tempo que for preciso com ele.

Mas este caso não é de ser questionado judicialmente só a dita senhora que se titulava de "Ama". Mas antes demais questionar os Pais para se saber até que ponto sabiam realmente as condições e os tratamentos que eram dados aos seus filhos. Pois mais do que minguem as crianças pensarão sempre que os Pais fazem o que acham melhor para elas. Ou já não é assim? Ou as situações agravadas de uma sociedade mais agreste e difícil, já levam aque tudo seja uma selva e para sobrevivermos tudo vale. Inclusive descuidarmos nossos filhos?

Rosalino
PS Desculpem a revolta e o repulsa. Mas até posso estar a exagerar...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pelas crianças com todos os seus dias e direitos

 (Imagem da internet)

2 Fatos de treino, 2 Tshirts, 1 calções e muita energia.
Este vai ser o dia do T, na sua escola. Pois foram os pressupostos que a educadora lhe pediu, para i Dia da Criança hoje.

Conhecendo como conhecemos o T, já sabemos que logo mesmo que queiramos fazer uma pequena festinha com ele, o T vai chegar derreado.
E quando acabar de jantar vai começar a encostar a cabecinha com sono.

Esperemos que tenha algum tempo para nós :)
É que para o T não tem meios modos. É o 8 ou o 80, de principio ao fim

Que tenhas um lindo Dia da Criança T