Acerca de Nós

A minha foto
Porto, Gondomar, Portugal
Duas faces voltadas para um rosto risonho e pequenino. O Sol do nosso dia a dia e a Lua dos nossos sonhos pela Noite.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Como é que eu ajudo o meu filho a vencer o medo do escuro?

Quantas vezes nós Pais não somos confrontados a certa altura com este dilema do medo. e
às vezes ficamos sem saber quando surgiu, ou como apesar de de nunca o ter demonstrado, nos vamo-nos apercebendo disso.
Ou então quando já pensamos que o nosso filho já ultrapassou esse medo ele volta. Seja o medo do escuro sejam outros medos e inseguranças.
Tivemos essa luta com T e paulatinamente ele foi ficando mais seguro de si. Era muito normal encontrarmos muita insegurança nele e por consequência disso alguns medos
Volta e meia lá surge mais um receio ou medo derivado ainda á sua pouca segurança, lá temos nós de voltara  incentivar e lutar contra. Podem pensar que passados já este 2 anos e tal, as coisas estariam já sanadas. Mas ele precisa de ir testando os limites e quer entir a segurança de que precisa.

Hoje ao ouvir e ler no FB da TSF este texto do Programa Harvard Medical Shool, verificamos que em parte a nossa estrategia estava certa. Mas tem outras dicas que nos podem ajudar imenso. Aconselho a ler ou a ouvir do link.
Eu achei uma grande e  preciosa ajuda. Espero que para vocês também.

Rosalino

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Rui Pedro . A dor ainda continua.

Nestes últimos dias tenho tentado acompanhar o caso do julgamento Rui Pedro.
Sempre que ouvia ou lia noticias sobre este caso, pensei na dor que acompanharia a sua Família.
Mas em particular sua Mãe aqui na noticia do DN, que esteve mais sujeita aos media durante este período infindável de 13 anos na sua luta.
Vi a dor que esta Mãe passou de ano em ano, de entrevista em entrevista e de pista em pista. Vi seus olhos ficarem doridos com a dor do desaparecimento do filho e de tudo que o envolvia. Senti no olhar da Mãe do Rui Pedro a força e a luta trava dia a dia pela procura e mais tarde pela justiça que quer que seja feita.
Cada vez que a ouço e me lembro de todas as noticias que neste anos foram dadas, uma luta interminável para saber algo do seu filhote.
E fico com um nó de garganta só de pensar no que poderia acontecer se o mesmo me estivesse a acontecer...
Por vezes tentando ficar na pele desta Mãe, vêm me as lágrimas aos olhos. Tanto por ver a luta que ainda trava, como pela enorme perda que ainda deve sentir.

Não sei como acabará este julgamento. Ou se trará alguma Paz a esta Mãe. Mas não posso ficar indiferente a milhares de casos que vamos ouvindo quase todos os dias. Deve ser uma angustia desmesurada, lutar assim dia a dia, ano apôs ano.
Espero que mais esta etapa na vida da Mãe de Rui Pedro lhe traga algum descanso. Pois os seus olhos não escondem uma amargura imensa. E nem consigo sequer imaginar o que lhe vai na alma.

Fica aqui a minha força e a esperança que algo de concreto lhe traga para si e para a sua Família, muito mais tranquilidade da que tem vivido estes anos.

Rosalino

domingo, 13 de novembro de 2011

Escuteiros. Reunião para explicar projectos do ano 2012


Hoje foi um dia em cheio para o T.
Como sempre o T foi a Missa Dominical com a Mamã e depois aos escuteiros até ás 12horas. Almoçamos e o T esteve sempre atento ás horas de poder sair para o Magusto. Assim pelas 15 horas saímos e fomos para sede do agrupamento. Antes das castanhas sabíamos que teríamos uma reunião.
Antes de dar inicio ás hostilidades contra as castanhas, o responsável, durante a referida reunião, ditou qual o mote que este ano os escuteiros do agrupamento do T iriam seguir.
Com um pensamento sobre o que deve ser um corpo de escutas, decidiram fazer deste ano mais do que nunca, um ano virado para a ajuda aos mais necessitados. Claro que a  essência do escutismo, já partilha deste propósito. Mas como muito bem nos disse. Este ano mais do que nunca a crise irá agravar as dificuldades de vida para muitos. E eles estarão voltado essencialmente para essa vertente.
Aliás não era de esperar outra coisa.
Ainda bem que o agrupamento está bem guiado por pessoas muito atentos ao que a sociedade precisa. Dentro do que nos for possivel, também estaremos dispostos a partilhar e de ajudar.
Acho que foi uma boa decisão meter o T nso escuteiros. Pois os bons valores que perseguem, vão ser  transmitidos.

Rosalino

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bolos e o T

O T adora "ajudar" a fazer os bolos. Como é normal em qualquer criança, o ajudar a fazer bolos implica ir provando conforme se vai fazendo. Se por um lado ajuda, por outro vai complicando, pois o bolo demora o dobro do tempo a ser feito. Mas só o facto de o ver interessado em intervir em todas as etapas e em intervir também nas provas, deixa-nos muito felizes. Estes momentos que aqui partilhamos, eram pensamentos feitos a dois, quando faina suspirávamos por um filhote. São aquelas coisinhas simples familiares que nos enchem de alegria.
Ontem foi um dos bloas mais simple sde fazer e que ele tanto gosta. Qual será? Claro o de chocolate:)
Fica tudo lambozado a rapar o recipiente que embora já com 6 anos, não resistimos a tirar sempre uma foto.

Rosalino