Acerca de Nós

A minha foto
Porto, Gondomar, Portugal
Duas faces voltadas para um rosto risonho e pequenino. O Sol do nosso dia a dia e a Lua dos nossos sonhos pela Noite.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Meu filho. As incertezas de um futuro

Eu tive um sonho
Sonhei que ter um filho era a coisa mais importante e bonita do Mundo.
E que nesse Mundo cabiam as minhas expectativas os meus sonhos e os projectos de Vida que tive para o meu filho.
Sonhei que ele seria aquela criança adorável que todas as pessoas que me conheciam elogiavam.
E que os dias corriam  prazenteiros na missão de ser Pai sem problemas e sem sobressaltos.
Que todos os dias eram recheados de sorrisos e  ternura. E os beliscões das velhinhas lhe davam na rua, nas bochechas do meu filhote,  como forma de miminhos,eram naquele indicador que a Vida me prometia como Pai.
Eis que durante o sonho descobri que eles crescem, lutam pelo seu espaço e vão começando a formar as suas próprias defesas. E que a  sua maneira de agir perante os colegas de escola, os amigos e os próprios Pais, não são mais do que a sua própria personalidade a seu gerada e a ser moldada.
No sonho eu conseguia fazer com que ele trilhasse os caminhos que eu achava mais correctos e que lhe dariam um melhor futuro e uma maior segurança.
Depois acordei.
E soube que será o meu filho que terá cimentar a sua  personalidade na qual eu sou um pilar. Nada mais do que isso. O resto de toda a estrutura da sua Vida será construída nessa base onde assentou durante o tempo que esteve no seio familiar.
Se ela será o suficientemente solida? Não sei...
Porque mesmo sendo meu filho e recebido a educação que lhe dei. Não posso carimbar no seu futuro as projectos que eu idealizei. Pois como qualquer ser humano. Chegará sempre a altura em que ele seguirá pelos caminhos que a sua porpria vontade ditará. Queria eu saber o que está reservado ao meu.
Mas sonhar todos o fazemos. E a realidade é useira e vezeira nas mudanças que opera. Mesmo sendo meu filho

Rosalino
  PS Hoje dei comigo a pensar na educação que vou dando ao T. E o que ele poderá no futuro aproveitar e absorver dela.
Mas como todo o filho, chegará o tempo em que o seu caminho será outro que não o que se calhar sonhei. E ainda bem... por mais caricato que seja a afirmação. Adoro mesmo ser Pai. Pois ser Pai pode não ser facil. Mas é bom ver o meu filhote crescer e continuar a ter os miminhos que ele me dá no dia a dia.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dialogos e confusões de Hospital. Será que ainda estamos no Carnaval?

Hoje foi dia de o T fazer os teste anuais que estavam marcados, para serem revistos todos os parâmetros de evolução anuais.
Graças a Deus o T parece estar evoluir muito bem. E todas as etapas para as quais ele está a ser direccionado, estão  a dar uma valente ajuda.
Mas isso deixarei para talvez um próximo poste.
Hoje quero falar do caricato que nos sucedeu em pleno Hospital.
Consulta marcada vai quase para um ano. Chegamos antes meia hora da hora prevista ( 11;30H), para validarmos a referida consulta no secretariado.
Depois lá fomos para a sala de espera. Passavam já as 11:30h e nada. Mas como é normal os horários nos Hospitais nunca serem rigorosos nem respeitados, lá fomos esperando para que a nossa hora chegasse. 12:00H e nada novamente e começamos a questionarmos entre nós o porquê de estar tão atrasado. 12:15 a minha cara metade resolveu ir a menina que tinha feito a inscrição e recebe como resposta que tinha de esperar porque de facto ás vezes as demoras eram grandes. E nós lá esperamos. Eu com a tentação de bater á porta da sala de consulta, para tirar duvidas se algo estava mal. Mas como também não gostamos de ser encarados como os "maus da fita". Lá continuamos á espera. Até que...Pasme-se... 12:30h saem da sala a referida Doutora e acompanhante. Com enorme rapidez dirigem-se no sentido contrario ao nosso, ou seja para a saida. É então que a minha cara metade resolve interpelar as referidas doutoras e perguntar quando chamavam o nosso filhote. Resposta prontissima: " Agora só da parte de tarde é que temos consultas".
Raios ... Isto deixou-nos totalmente irritados. Mas lá lhe fizemos ver que o T já tinha inscrição feita desde as 11:00H e que para alem de já estar saturado, nós tínhamos de trabalhar da parte de tarde.
Conclusão... Segundo disseram uma validação mal feita e o T quase ia ficar sem consulta. Depois de tudo bem esclarecido, lá fizeram a referida consulta e revira planos para o T.
Mas cheguei a pensar que naquele hospital o Carnaval ainda não tinha terminado...

Rosalino
PS Isso .. Isso.. Aumentam as taças moderadoras. Põem mais pessoas a pagar . Mas melhores serviços e mais organização.... Esqueçam.
PS2 O T pelo facto de tanto ter esperadop e estar saturadissimo. Não rendeu o que realmente nós sabíamos que ele era capaz. Mas as doutoras disseram que ele de facto teve uma evolução muito boa.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pai essa barriga aqui a apertar não me deixa dormir.

E foi assim mais uma tirada do T hoje pelas 5:30 da manhã. Acordou para fazer xixi e resolveu vir até o nosso quarto, conseguindo meter-se pelo lado da Mãe, no nosso meio.
E quando já estava a a entrar no soninho outra vez. Eis que meio a dormir e meio acordado sai-se com esta da barriguinha.
Serei eu que tenho de fazer uma dieta. Ou o T que está a ficar grande demais. E depressa demais?
Vou optar pela segunda. Assim esqueço a dieta por uns tempos. A Mãe bem avisa que eu preciso acautelar.
Este rapaz tem cada tirada:)

Rosalino

PS E eu com o rabo quase fora da cama.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Liberalização do aborto em Portugal. 4 anos depois. Os estudos e os numeros.

Este estudo é feito pela Federação Portuguesa pela Vida. E os numeros que são revelados, fazem ruir as crenças e as ideias que muitos os defensores do SIM quiseram fazer passar.
Só que depois de analisarmos friamente os numeros, nada de benefico se retira desta lei de 2007. Aliás é deveras assustador ver para onde caminha uma sociedade que defende o egoísmo de um ser, em  detrimento de outro ser indefeso.
Só deixo aqui os números e os meus parcos comentários, que eles deixam ver:

- Mais mortes que nascimentos depois da Lei do Aborto ser validada.
- Crescimento brutal dos abortos apôs 2007. 15593 aborto em 2007 e 19591 em 2010.
- Em 2007 ( 6 meses)abortos= 6328. Acumulado até Dezembro 2010  abortos=56239
- Faixa etária onde tem o maior crescimento: 30% menos 15 anos. 7% entre 15 e 19 anos. Onde anda o planeamento familiar? Ou o aborto é efectivamente um modo contraceptivo da actualidade?...
- Abortos por zonas: Lx e vale do Tejo têm 52% do total de abortos. Contrastando com os 20% Norte e 16% Centro. Afinal onde o vencimento per capita é menor o aborto desce? Lá se vai mais uma das razões dos defensores do Sim..
- Estudantes 21% e desempregadas 14%. Onde anda o planeamento familiar mais uma vez?...
- Grau de instrução: Sem instrução 22% menos. 1º ciclo 13% menos. Ens. superior 9% mais. Ens Secundário 7% mais. E pasme-se 3º ciclo 13% mais.
Somos mesmo bem instruídos. Quanto mais instrução mais abortos...
- As mulheres realizam 5 VEZES mais abortos se não tiverem o Pai ao seu lado. Mas no entanto primeiro defendemos o aborto livre. E só depois defendemos o  SENTIDO DE FAMÍLIA...
40% das mulheres que realizam aborto não tinham nenhum filho. Mas no entanto para quem quer apoio á fertilização ou seguimento para a maternidade ou apoio ás famílias numerosas.. Nada.. Puro Egoísmo?...
21% das mulheres que abortaram já tinham feito um ou mais abortos. Pois... O aborto é a pílula do dia seguinte, já em estado avançado.
- O sector privado foi o que mais cresceu e tem vindo a crescer ao nível da realização de abortos. 21%. Claro ... Isto é mais um negocio lucrativo para muita gente.
 Apoiar as famílias é que não...
- 60.000 abortos =  100 milhões de custo ao estado.. Mas apoios para outras doenças mais prementes..Não é preciso. Mais vale Matar que fazer nascer. Tem menos custos.

Em tempos de crise a nossa sociedade resolveu um grande problema. Como estamos a enfrentar dificuldades financeiras, nada melhor que reduzir os custos com filhos, enveredando por abortos no puro interesse egoísta da pessoa em si. Mas uma sociedade economicamente desenvolvida, o crescimento não é um factor de possivel desenvolvimento?
Já agora aqui fica o link da Federação Portugues pela Vida , de onde podem estrair o estudos e os números que referi.
Pena é que muitos blogues que populam por esta www fora só publiquem o que lhes interessa. Camuflando quando os estudos e os números contradizem o que defendem.
Lamento se desagrado a algum dos que me seguem. Mas já me conhecem o suficiente para saber o que penso.

Rosalino

PS Desculpem voltar a repetir dentro do mesmo tema. Mas depois de conhecer este estudo e os dados que revelam. Não poderia ficar calado. Sei que não agrado a muita gente com esta minha ideia e com esta minha certeza perante o aborto. Mas este cantinho nasceu para isso mesmo. Para transcrever a minha opinião sobre tudo o que envolva uma criança. Fosse ela o meu filhote. Ou assuntos transversais que lhes tocam profundamente. E o aborto é um deles.

PS 2 Desafio os que por cá passam e estão em desacordo com a minha ideia, a deixarem a opinião no blogue em si. Pois mandarem para o Gmail respostas pouco educadas e com conteúdo, não me vão fazer ver esta questão por outro prisma.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Aborto «foi convertido em método contraceptivo». IVG em Hospitais publicos.

                                            ( Imagem da Internet)

Poderia ser uma afirmação ou uma pergunta. Mas a realidade prova que as facilidades dadas com a nova lei do aborto, trouxeram uma nova forma encapotada de abortar legalmente, sem a responsabilidade pelos actos anteriores ou posteriores á concepção de um ser indefeso.
Queria acreditar que o desejo dos que votaram Sim nesta lei, era com o interesse exclusivo de que a mulher enveredar pelo caminho que achavam mais correcto, respeitando sempre o ser que tinha debtro de si.
Mas com mais esta constatação aqui referida por D Manuel Clemente, vem reforçar a minha ideia que os abortos saíram dos vãos de escada, one permaneciam escondidos, para se tornarem num processo contraceptivo de escolha imediata e a vista de todos.
As palavras ditas por D Manuel Clemente assentam como uma luva e concordo com elas em pleno. Mas devem incomodar muita gente que esteve do outro lado da barricada e que perdeu simplesmente a razão toda, com os factos que nos aparecem
Não se olhe ao acto em si de gerar um ser ou ás consequências que desse acto advêm.
Porque a mulher agora tem sempre a hipótese de usar o aborto como método de contraceptivo normalíssimo.
Afinal tantas as balelas sobre o direito da defesa do corpo da mulher e das decisões que ela tem de tomar. E constata-se que o mal que muitos pensavam prevaleceu...
O aborto é cada vez mais encarado como uma solução de se livrarem de um ser que pode estragar uma vida. Mas então onde estão os arautos que defendiam que o aborto seria um ULTIMO CASO, uma defesa para as más formações do feto, ou na defesa da própria mulher que poderia ficar em risco nessa gravidez?
O grande problema é que a lei em causa está a gerar a ideia que é possivel qualquer Homem ou Mulher, se desresponsabilizarem dos seus actos. Pois terão do seu lado sempre uma lei á qual poderão recorrer, caso queriam fugir ás responsabilidades que deveriam ter.
Cada um ou uma, com a sua opção.
E com a sua própria consciência.
Eu tenho a minha.

Rosalino

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O T está cada vez mais um menino grande. Mas é muito susceptivel a mudanças ou desafios novos. Ou contrariedades.

Dá gosto ver o T a crescer e a avançar em todo o seu processo de adaptação. Mas ainda é uma criança insegura, pois qualquer mudança ou novidade pode destabilizar a sua cabecinha. Andava tudo tão bem no seu dia a dia e era impressionante vê-lo assim feliz.
Mas não é que desde á 3 semanas para cá, depois de uma alteração na escola, o T voltou a ficar super inseguro, e com medos que me deixam a mim e a minha cara metade perplexos.
E agora?
Já demos tantas voltas e tentamos tudo o tipo de abordagem ao T. Mas ele não verbaliza o que ele receia ou o que o apoquenta..
Não é que o problema seja só de agora.
Mas eu e a minha metade, temos sabido dar a volta a situação. O problema é que já persiste vai para um tempinho e com uma intensidade maior.
Sinto-me de mãos atadas.
Espero que esta fase seja passageira e que ele possa sentir-se seguro. Pois não consigo ver de onde lhe possa advir o seu medo.
A pediatra que o segue diz que o problema se reduz a isso mesmo. Algo que ele não consegue explicar. Temos de rever a intensidade da terapia ocupacional e da fala. Talvez as exigências estejam agora a ser muito intensas. Pois ele no final de uma semana de escola e terapias, chega a casa e praticamente está exausto. Quando vai para dormir , mal deita a cabeça no travesseiro, adormece automaticamente.
Sinto-me baralhado e confuso.
Muita coisa para se decidir e alterar no dia a dia do T.
Esperemos que surta efeito.
Rosalino
PS Continua um filhote com as caricias, beijos e miminhos, melhores od MUndo. Um doce de menino. E por isso mesmo ver o T assim deixa-nos insatisfeitos. Mas com energia para mudar seja o que for preciso.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Parabens Mamâ. Cá em casa é tudo ao molho. Os Aniversarios dos adultos são de um dia para o outro. 24h mesmo

                                               ( Imagem da Internet )

Hoje queria procurar algo para ti Mamã. Mas como quem aqui vai escrever por mim é o Pai, espero que ele acerte em algo de bonito para ti. Pois Tu mais do que ninguem mereces. Tu és o meu colo, o meu recanto, a minha segurança e o meu miminho.
Cada dia que passa gosto mais de ti. E por mais asneiras que eu possa fazer, Tu bem sabes que é porque te quero só para mim.
Talvez nem o Papá saiba amar assim e da maneira como eu te amo. Mas bem sabes: os adultos por vezes perdem a noção do tempo e com ele a noção das palavras que devem ser ditas. Eu não preciso de te dizer que te AMO. Pois Tu o bem sabes.
Quando ao papá faltarem as palavras para te dizer o quanto gosta de ti. Lembra-te que eu estou aqui. E continuo a ser o teu principe e tu a minha princesa.
O Papá é o "rei soneca" que embora te AME muito, poucas vezes não o diz as vezes que mereces. Mas nem por isso deixa de te Amar cada vez mais.

Hoje o Papá queria deixar aqui um poema lindo para este teu aniversario. E fartou-se de procurar algo simples e bonito. Assim como tu és.
E depois de muito procurar leu este poema onde ele e eu nos revemos nas palavras escritas. Espero que não te importes que esteja em inglês. Mas foi de uma menina que resolver dizer á Mamã o quanto a amava. E nós também gostamos muito da maneira que ela o disse. Fica com Mil beijinhos, tantos quanto o Mundo não os possa carregar Aqui fica:






Super Mom
Mom, you're a wonderful mother,
So gentle, yet so strong.
The many ways you show you care
Always make me feel I belong.
You're patient when I'm foolish;
You give guidance when I ask;
It seems you can do most anything;
You're the master of every task.
You're a dependable source of comfort;
You're my cushion when I fall.
You help in times of trouble;
You support me whenever I call.
I love you more than you know;
You have my total respect.
If I had my choice of mothers,
You'd be the one I'd select!
By Joanna Fuchs
 
 
 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Parabéns Papá

Papá hoje é o dia do teu aniversário e não poderia deixar de te dizer o quanto te amo e o quanto desejo que este dia seja promissor,  com muita saúde, de felicidades e de sucessos para a tua vida.

A tua bondade permanece e passa de pai para filho, para aquele que segue os teus exemplos e obedece aos teus seus ensinamentos, e assim é comigo, pai tenho-te como meu exemplo de vida.

Que possas conquistar todos os teus sonhos e objectivos, sei que muitos já foram conquistados, mas precisamos sempre deles para ter mais motivações e emoções no nosso viver.

Que um dia pai querido eu possa retribuir pelo menos a metade de tudo que tu já fizeste e tens feito por mim.

Agradeço-te a educação e carácter que tens, todas as preocupações, dedicações e lições só me fazem crescer.

Desejo-te muitas felicidades e que continues a ser  merecedor de tantas qualidades.

Parabéns pelo teu aniversário.

Parabéns meu querido pai!

PS. A mamá manda um beijo grande e diz que te ama e admira muito.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Justiça em Portugal. Por onde andas? DJ abusa de menina e fica livre. Fonte JN. Depois dizem que a justiça é cega.

                                            ( Imagem da Internet)

Tinha prometido a mim mesmo que iria começar este mês de Fevereiro com uma boa noticia. Ou com algumas palavras aqui escritas, que nos elevassem o espírito e o ego.
Estes tempos difíceis a iniciar o ano e a necessidade de enfrentar todas as adversidades, aliado ao mês em que eu e a minha cara metade fazemos anos, fizeram-me acreditar que iria inverter um pouco a minha mentalidade que anda um pouco negativa.
Mas nada como o dia nascer e levarmos com uma noticia que nos afunda ainda mais, para que iniciemos o mês com mais um poste de palavras duras.

Ontem tivemos a cerimonia da abertura do ano judicial e verificamos que os juízes e os advogados pensam mais em falar de politica do que rever o estado em que a Ajustiça está...
Discursos inflamados, e a mostrarem p5reocupação em relação as politicas que este ou aquele partido vão implantando, chegando ao ponto de esquecerem que estavam ali para falarem da Justiça e não de politica.

E não é que depois de ler essa pseudo abertura do ano Judicial, passo umas paginas mais á frente e deparo com esta noticia no JN. Um homem com 52 anos, abusou de uma menina de 13 durante 3 meses. Para satisfação dos seus desejos usou e abusou da criança até ser descoberto. Reza na noticia que o homem foi acusado de todos os crimes feitos á criança e ficaram PROVADOS os referidos actos de abuso. Mas não é que os "senhores" juízes acharam por bem dar uma pena suspensa de 4 anos e uma indemnização no valor de 15 mil euros?
O absurdo da questão é que o mote para a sentença ser assim brando e absolver de pena mais dura o réu foi, passe a admiração, a menor estar com quase 14 anos e porque o CRIMINOSO não tinha cadastro...
Em que Pais estamos? Por vezes acho que o estado do Pais está como está, porque temos a Justiça que temos.
Revolta ver pessoas preocupadas com outras coisas que não aquilo para que são destacados. E depois admiram-se que os Portugueses achem que não temos a justiça que deveriamos ter.

Senhores Juízes e advogados: preocupem-se com as leis e as sentenças que usam e abusam para deturpar a justiça. E façam algo para que sentenças como esta não se repitam. 

Qualquer dia mais vale ir preso. Porque os criminosos estarão todos cá fora..

Rosalino
PS Desculpem o desabafo. Mas depois de ler uma noticia destas, não conseguia pensar em mais nada para escrever. Grrrr... Raio de Pais que nem á justiça se faz JUSTIÇA. Quanto mais aos criminosos.
Que segurança para os nosso filhos com uma justiça assim? E a Mãe da criança? Não se fala dela porque aceitou a sentença. Ou por algo mais inquietante?
Depois dizem que a justiça é cega. Eu cá acho que está cega porque a querem manter de olhos fechados. Não no sentido que deveria ser...