Acerca de Nós

A minha foto
Porto, Gondomar, Portugal
Duas faces voltadas para um rosto risonho e pequenino. O Sol do nosso dia a dia e a Lua dos nossos sonhos pela Noite.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Bullying:As nossas responsabilidades perante o problema



"O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima."

Retirei esta definição de Bullyimg porque me pareceu a que define melhor este problema, que cada vez mais se vaí introduzindo na nossa sociedade e principalmente as nossas crianças.

Tudo isto vem a proposito da morte do pequeno Leandro na escola EB 2 3 Luciano Cordeiro.
Segundo o primo Christian de 11 anos, a acção desta criança foi apôs mais uma agressão violenta de que o Leandro era alvo, de tempos a tempos.

Lendo o testemunho da prima Marisa Nunes. O leandro era vitima do bullying á bastante tempo. Tendo no ano passado sido barbaramente agredido na escola com pontapés na cabeça. Agressão que levou esta criança a ficar internada num hospital durante 2 dias.

Em desespero de causa esta criança toma uma atitude tão drastica quanto a morte...
A angustia, dor, e o nivel de intimidação seriam tão grandes, que esta criança chegou ao limite do desespero e optou por dar fim a uma vida que ainda agora começava.

Afinal qual é a nossa rresponsabilidade no meio de todo este drama?
Sim porque se são crianças que cometem este tipo de atitudes agressivas e impiedosas para com colegas. Essas são as crainças que temos em casa e onde nós como Pais destas crianças temos uma grande parte dessa culpa. Não são " os nossos filhos" os agressores?
Posso estar a ser um pouco brusco e direto demais.
Mas para mim a educação é dada em primeiro lugar em casa, no ceio familiar.
E se estes jovens têm este tipo de acções violentas de extremistas, algo na sua educação falhou.

Por isso acho que em 1º lugar o ambiente familiar e a educação deveriam ser postas em causa no que respeta a estes jovens e ás suas familias.

Mas grande parte da culpa é tambem atribuida ao nosso ensino e ao nossa parque escolar. Falta de pessoal auxiliar capaz para travar este fenomeno, é uma das causas.

A DREN e o ministerio de Educação referem que não tiveram até hoje qualquer queixa ou relato de tais agressôes.
Em que pais vivem estes senhores?
Quem tem filhos ou crianças da familia na escola, sabem que o bullying é quase uma constante nos melhores estabelicimentos de ensino.

Mas como querem sacudir a agua do capote, abrem mais uma investigação que não vai dar em nada e escondem a cabeça na areia.
Na esperança que tudo passe..
Que governantes e ensino temos?...

Entretando uma criança perece em tenra idade, porque lhe tiraram a vontade de viver e de partilhar a companhia dos Pais que tanto o amavam.

O meu pesar aos Pais porque perdem um filho, pela incuria do Ministerio de Educação, pela incuria da DREN e em grande parte pela incuria de certos Pais em incutir uma educação com valores mais humanos aos seus filhos.

Sinto-me pequenino ao saber que seres humanos e principalmente ainda crianças. Podem chegar ao ponto de serem tão crueis...

Rosalino

PS1 Uma chamada de atenção ao porteiro da escola referida. Que ao ver tanta gente á entrada da escola e não se ter apercebido serem parte deles jornalistas. Lançou o seguinte comentário: "Sou jornalista, queria uma entrevista"

Nem comento tal é a minha revolta. Até onde vamos nós "seres humanos". Até onde caminhamos...

PS2 Deixo uma alerta: onde temos os nossos filhos isso acontece?
E deixo uma pergunta: que podemos como Pais fazer para que estas situaçÕes não sejam já uma dura realidade nos nossos estabeliceimentos de ensino?
E a DREN e Ministerio de Educação onde andam?

3 comentários:

  1. Concordo na integra com o que aqui referis-te.
    O problema destas crianças agressivas é que na maioria dos casos são frutos do exemplo que têm em casa, e muitas vezes também é dificil os Professores conseguirem lidar com elas.
    Ainda há pouco tempo uma colega de trabalho que este ano é Presidente da Associação de Pais da escola que o filho frequenta, me contava que foi chamada à Escola porque a turma inteira tem comportamnetos agressivos, sem qualquer tipo de educação ou respeito inclusivé pelos Professores e que mesmo depois de castigos com faltas vermelhas e suspensão não conseguiam resolver os problemas. A minha colega diz que não sabe o que fazer, que já alertou os pais para este facto, mas eles nem sequer a ouvem (se nem ouvem os Professores).

    Não sei sinceramente o que será da geração futura, preocupo-me muito com tudo isto. Infelizmente hoje em dia os filhos passam muito pouco tempo com os pais e isso também tem influência.

    Deve partir de facto do Ministério da Educação começar a ter medidas drásticas para combater estes problemas graves, mas também da parte das familias em tentarem dar a melhor educação possivel a um ser que tem um futuro pela frente e que um dia também será pai/mãe.

    Lamento muito a perda da vida desta criança que encontrou na morte o seu descanso.

    Bjs
    Susana

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudinho o que aqui falaste!Eu tive dois sobrinhos espancados em 2007 no colégio Bom Sucesso!!!!Isso mesmo nesse colégio, de onde eles sairam por eu ter feito a cabeça da minha mana para os tirar de lá pois mesmo com os filhos espancados e no hospital ela preferia que eles estivessem num colégio chique onde tudo foi abafado embora um aluno tivesse colocado no You Tube essa agressão e onde eu vi com os meus olhos os meus meninos que eu tive no meu peito a serem espancados no chão desse colégio...não te consigo dizer as lágrimas que chorei, foi um desespero sem tamanho...A minha Maria passou a ter medo de ir para escola e o meu Nuno ficou um menino revoltado.
    Passado uns meses sairam e agora andam numa escola publica onde eu sempre achei que deviam andar, apesar de saber que pode acontecer tanto numa escola destas como num colégio a diferença é que no colégio ainda é mais nojenta a forma como tentam esconder...no dia em que o video foi colocado na net nesse mesmo dia foi retido pelo colégio...

    Lamento muito por esta vida que se perdeu, lamento muito pela educação que não está a ser dada a estes jovens, a estas crianças, lamento muito por mais que eles chamem a atenção ninguém os ajude...agora para este menino já foi tarde...

    Estou muito triste com tudo isto até porque senti na minha carne esta dor...ver os meus tesouros a serem espancados....

    Nem consigo dizer mais nada...
    Um Grande Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Pois é Rosalino.
    Mas o problema é que a família falha em tantos aspectos e depois acaba-se por pedir mais às escolas do que elas efectivamente estão prontas para dar.
    Por isso, é que por aqui insistimos tanto no reforço do papel das famílias.
    Depois também há outra questão que me parece importante e que tem a ver com a difusão nos media da violência como método de resolução dos conflitos.
    É uma questão de educação da família mas também de educação cívica. Basta recordarmos o recente e lamentável episódio entre Carlos Queirós e um jornalista.
    Abraço.

    ResponderEliminar