Acerca de Nós

A minha foto
Porto, Gondomar, Portugal
Duas faces voltadas para um rosto risonho e pequenino. O Sol do nosso dia a dia e a Lua dos nossos sonhos pela Noite.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Adopção em 2010

Li á uns dias atrás no blogue da Plataforma Algarve pela vida , o desenvolvimento relativo ao ano de 2010.
E nada me surpreendeu. Pois tudo o que lá se relata tem muito de verdade.
E revi-me nesse processo e na teia de aranha que o envolve.
Bom saber que actualmente a informação que chega aos possíveis adoptantes é muito maior quantidade e melhor e mais esclarecedora.
Pois através das formações e esclarecimentos. muitos ficam a saber a realidade de todo um processo de adopção.
Não é fácil resistir e persistir perante muitas adversidades. Mas os proponentes a adoptantes quando são confrontados coma realidade e mesmo assim continuam em frente, ficam cientes que o tempo de espera é grande e a possibilidade de escolherem crianças não cabe num real processo de adopção.

Por lá passamos e ficamos durante 4 anos nada fáceis á espera do nosso T.
Mas gostaríamos de ter tido a possibilidade de ter uma maior informação.
Aqui fica este pequeno texto do blogue que merece ser lido por quem pensa adoptar.

Acreditem. Pois muitos dos que apôs a primeira entrevista e postos perante todo o processo, continuam a acreditar que podem dar muito Amor a uma criança, que dele está á espera.

Um obrigado P. Algarve pela Vida. Pois muito tem contribuído para esclarecer e ajudar.

Rosalino

4 comentários:

  1. Tens toda a razão, agora a informação é mais e mais precisa, às vezes até demais, pois tenho a sensação que muitas pessoas fogem a 7 pés... Claro q ficam cientes do que as espera, mas se mae ou pai é uma aventura sem rede, quer os filhos sejam biológicos ou adotados. Não consigo conceber que se diga a candidatos que podem ser bons pais biológicos mas adotivos não... Eu sei que existem casos complicados, de crianças que passaram por muito na sua curta vida, crianças traumatizadas, abusadas, negligenciadas, que necessitam de muito amor e carinho para as conquistarem, para as fazerem ver o lado bom da vida. Mas será que alguém pensa em adotar com a ideia da escolha do filho ideal? Se calhar e esses de certeza q n tem um coração suficientemente grande para adotar, mas com tantas crianças institucionalizadas, a maior parte mais crescidinhas, é preciso incentivar a adopção, dar benefícios, ajudar, aconselhar, encaminhar e não pintar um cenário negro, não descolando no entanto da realidade... Não é fácil, pois não???? :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. É verdade que agora existe bastante mais informação do que no meu tempo, mas continua a ser muito dificil a espera quando todos sabemos qual é a realidade do nosso País em relação à adopção.
    Todos aqueles pais que não desistem de um processo moroso que levam anos e que muitas vezes nos leva ao desespero considero uns verdadeiros heróis. Também já passei por 7 torturosos anos de espera e sei do que falo.

    Um abraço
    susana pia

    ResponderEliminar
  3. Também concordo que agora existe muito mais informação...

    Também concordo que não é facil resistir e persistir...
    ...mas pergunto eu...e peço que me desculpem todos os pais biológicos, de mim estou a falar também...quando desejamos um Filho Biológico também não persistimos, anos e anos...eu continuo á Espera de um Filho Vivo...á 23 anos...

    A burocracia dos "ttts" existe também...as pessoas que os fazem no publico por não terem possibilidade de fazer no privado, também esperam Anos e Anos...muitas vezes até deixam de ter direito a eles porque passaram de "prazo de validade"...

    Francamente acho que existe muita coisa "escondida" na adopção...demais até...

    Ainda não fiz um post no meu blog sobre este tema mas vou fazer...um dia...

    A realidade que quem passou por dentro de tudo isso é muito diferente daquela que sai cá para fora, da que se escreve e da que se fala....

    Uma coisa é certa: É preciso um Coração Imenso de Amor e Ternura para nos abrirmos de Alma e Coração a um processo de Adopção...e isso não é para todos os casais!

    Existe um casal nosso conhecido que vai buscar sempre crianças a uma instituição para passar os fins de semana e outro dia á saida da missa em conversa com uma das meninas que 8 aninhos ela dizia-me que ainda não tinha "conseguido" uma Mãe porque as que a vão ver a acham feia, crescida e porque usa óculos...

    A minha Alma estremeceu...porque a vontade que senti naquele instante, além do abraço silencioso que lhe dei como resposta foi de gritar ao mundo bem alto se essas mulheres que lhe dizem essas coisas ao terem os seus filhos biológicos também os "deitam no lixo" por serem "feios e usarem óculos"...é facil colocar "defeitos" numa mercadoria...as pessoas esquecem-se é que nunca sabemos como nasce o Filho que carregamos no ventre...por isso eu continuo a dizer que para se Adoptar é preciso um Coração Imenso de Amor muito mais do que o coração que eu vejo ter a quem tem filhos á duzia, só porque é "chique"...

    E fico por aqui...peço desculpa...mas este assunto tira-me do sério...também eu fui rejeitada por ser grande, alta e por isso ficava sempre lá...ah e tinha uma "vantagem" não era feia...mas mesmo assim ninguém me quis...está tudo dito...

    Sinceramente vos deixo com todo o meu Coração a maior admiração por vós...

    Um Beijinho Grande ao vosso Filho Amado...
    Não sei se receberam o que vos enviei...

    ResponderEliminar
  4. É triste tanta burocracia. O tempo de espera deve ser desmotivante ou pelo menos provocar uma tremenda ansiedade naqueles que querem mais do que tudo uma criança para chamar de seu filho(a). Entendo que existam regras e procedimentos, mas é um exagero, uma lentidão absurda, um processo desgastante que só quem ama de verdade o filho que ainda não conhece pode suportar.
    Eu não tenho muitas informações sobre adoção, mas pelo que ouço falar, esse é um dos motivos que leva algumas pessoas a viajar e adoptar crianças africanas, asiáticas, etc. Dizem que por lá é mais rápido.
    Bem, de qualquer forma deixo aqui expressa a minha admiração por todos aqueles que têm tanto amor para dar que se empenham ao máximo para adotar uma criança. Nunca desistam dos seus sonhos. Deus abençoe a todos.

    ResponderEliminar