Acerca de Nós

A minha foto
Porto, Gondomar, Portugal
Duas faces voltadas para um rosto risonho e pequenino. O Sol do nosso dia a dia e a Lua dos nossos sonhos pela Noite.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Centro de saude, hospital e serviçoes de urgencia. Prioridades

Inicio do mês de fevereiro e com ele o culminar da crise que afetou o T.
Dias exaustivos e intensos que se resumem nisto.
Mau serviço no centro de saude e nos nossos hospitais. Não quero acreditar que o nosso estado esteja a pensar em esperar que os doentes morram para que o probelma da saude e segurança social se resolva. Mas que ás coisas chegaram a um ponto quase dsesperante.... chegaram sim.
O T apanhou mais um otitte e lá teve de recorrer ao hoispital para ser tratado. Até aqui nada demais. Uma espera dentro do normal e tratamento a ser efectuado.
Só que a coisa se complica quando o T agrava o seu estado de saude ao nivel do aparelho respiratorio.
Para não recorrermos mais uma vez ao hospital, por varios motivos entre os quais , libertar o hospital de consultas desneseçarias e prevenir doemças  que se geram nas urgencias. Todos sabemos que os riscos de se entrara numa urgencia e sair com uma outra doença é enorme.

Assim resolvemos ontem levar o T a uma consulta que era de urgencia, ao nosso centro de saude. Uma vez que o T tinha agravado a tosse e apesar das nublizações e maiores cuidados, ele não apresentava sintomas de melhorar.

Conclusão: uma consulta de urgencia á qual se dá entrada no posto de saude ás 14:15H e saida praticamente ás 17:00h. Sim verdade. Quase 3 horas. Reclamei por escrito a situação. Não que esteja contra os prodissionais dos posto médico. Mas sim porque com todas as alterações que o estado está a fazer para poupar recursos, fica tambem condenado um serviço de saude minimamente capaz de dar um serviço condigno e rapido aos doentes.
Reclamação feita e pensava eu que tudo ficasse bem. Mas não...
Comsequnecia da estupida espera no posto de saude , o T veio para casa mais angustiado e a piorara. Podia até ser o organismo a começar a libertar a especturação. Mas quando pelas 1:00H  am. O t exausto de tanto puxar para tossir e nada sair, resolvemos não esperar mais. Até porque o T já estava num estado de exaustão e de impaciencia completo.

Lá fomos o mais rapido possivel ao hospital e demos entrada pelas 1:20H.
Diz o enfermeiro da triagemn que a noite até eestava calma. Mas o certo é que depois da triagem o T só foi consultado perto das 3:00 am. Imagino eu se fosse um dia complicado.
Felizmente o T lá sossegou mais um pouco com as mezinhas caseiras e mais nublizações co medicamento.

Mas deu para cosntatar que como me dizia alguem conhecido que enconteri no posto de saude. "Aqui não se trata doenças. Quem  cá vem ainda fica mais doente".
Frase que vamos ouvindo cada vez mais e cada vezes mais é acertada.

Só peço. Por favor pelo menos tratem ao nivel da saude, melhor os nossos filhos. Não assassinem o serviço de saude desse modo tão escabroso.

Rosalino

PS Hoje o T está melhorzinho e mais calmo. Mas muito, muito abatido. Soubemos pela professora que na sala dele, 2 miudos foram ao hospital com princpios de pneumonia e outrso 5 estão em casa engripados. Algum virus bem forte anda no ar. As melhoras a todos.
PS 2 À minha cara metade Rosa. Uma admiração ainda maior pelo esforço detse ultimos dias. Trabalhar nestas condiçõe s perder noites atras de noites, não é nada facil. Ali bem pertinho dele sem desgrudar um bocadinho que seja com ele ao colo.




2 comentários:

  1. O mais importante deveria ser a saude, mas infelizmente n é assim q funciona o nosso pais. Cortaram mais na saude do que tinha sido pedido, suponho q, tal como dizes, se as pessoas morrerem se resolve os problemas mais depressa... q tristeza de pais :(

    Mas o importante é que o T. esteja melhor agora, sem duvida

    Um beijinho e as melhoras

    ResponderEliminar
  2. Um beijinho grande ao T....e fazem muito bem reclamar/ escrever no livro de reclamções..não podemos estar calados e estar continuamente a ser espezinhados .
    Bj grande para o T

    ResponderEliminar