Acerca de Nós

A minha foto
Porto, Gondomar, Portugal
Duas faces voltadas para um rosto risonho e pequenino. O Sol do nosso dia a dia e a Lua dos nossos sonhos pela Noite.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Adopção e Adoptantes – O perfil perfeito?

O título parece um pouco à procura de estereótipo de um final feliz, que não aconteceu. Mas muitas vezes ficamos surpresos com o resultado

Tudo surgiu pelas procuras que faço através da internet e sites que sejam (ou me pareçam) fidedignos, para ler sobre assunto relativos à adopção.
Procurava eu algo sobre o que pessoalmente nós adoptantes, Associações e blogs ou até mesmo, um só artigo perdido que me referenciasse, o perfil de um adoptante perfeito.

Sabendo eu que todos somos Humanos e todos cometemos erros, não esperava encontrar esse perfil. Antes umas pequenas palavras que me dessem alguma indicação desse perfil existente.
Assim e após muita procura e tentativa de investigação, cheguei a conclusão que é mais fácil encontrar na internet, perfis de adoptantes “perfeitos” para animais, do que para crianças.

Aliás se quiserem constatar esse facto basta ir a um dos motores de buscar e colocar a respectiva procura.
O que irão encontrar são sites mais preocupados em defender os pobres animais da tentativa de maus adoptantes, do que sites a referir adopção de crianças.
Mesmo em Portugal isso é um facto.
Em qualquer dos 3 motores de busca (mais procurados), quando se tenta relacionar adopção como tema que nos toca profundamente,o que vemos surgir são os sites sobre adopção de animais.
Os sites sobre adopção de animais triplicam em relação ao assunto adopção de crianças.Não deveria ser o contrario?
Constatem vocês mesmos. Mas nada tenho contra os animais.

O que quero deixar aqui espresso é uma serie de perguntas, que me fizeram pensar muito e me deixaram inquieto:

Mas não será um desconforto para nós, os prováveis adoptantes, verificar que existe mais informação sobre a adopção de animais do que crianças?

Não é desconcertante verificar que existem números e listas (nos vários sites e blogs), sobre animais e nenhuma sobre crianças?

Procurar algo que nos ajude a encontrar e a entender certos factos relativos à adopção ( por mais absurdos que sejam), e a reacção dos adoptados. E em vez disso encontrar todo o tipo de tratamento, dicas,ajudas e clínicas para animais adoptados?

Como reagir perante uma situação difícil de resolver adoptado/adoptante?

Estas perguntas ficam no ar. Muitos dirão que existem ajudas de psicólogos e assistentes, etc.
Mas então eu pergunto:
Porque se nota uma maior preocupação na internet, para as necessidades dos animais do que para com as crianças e futuros adoptantes?

Em conclusão: Acho que com os nossos espaços fazemos mais entre nós com os nossos blogs e sites, do que realmente deveria ser feito por quem tem essa obrigação.

Provavelmente também somos um pouco culpados dessa situação.
Deveríamos divulgar mais e com melhor informação. Deveríamos dar mais entre ajuda. E sermos mais solidários.

È só mais uma mera opinião
o.

Rosalino

3 comentários:

  1. Disses-te tudo. De facto parece que a adopção de craiaças está envolta num circulo em que ninguém lá consegue chegar. Eu própria já fiz também imensas pesquisas e as informações que encontro são justamente em blogs de candidatos à adopção, pessoas que tal como nós procuram informação e desabafam em letras nos cantinhos que eles próprios criaram.
    Infelizmente há muito a mudar, mas não se vai conseguir um curto espaço de tempo, e depois não te esqueças que os organismos responsaveis por fazerem alguma coisa são poderosos demais em relação a quem como nós a única arma que tem é desejar um filho.

    Um abraço
    Susana

    ResponderEliminar
  2. Tal como tu e a Susana, tb eu já procurei na net artigos, foruns e afins sobre a adopção. Pouco se encontra, pouco se fala. Alguns blogs como os nossos mas poucos, será que os candidatos não andam pela net???? Custa-me a querer... Será que tem vergonha de assumir a sua história? Não sei, mas que gostava de conhecer mais histórias, principalmente com final feliz, ai isso gostava.

    Beijocas e que o vossos telefone toque bem rapidinho

    ResponderEliminar
  3. Olá minha Querida!!!

    Em primeiro lugar quero dar-te os Parabéns pelo teu blog!!!
    Eu de facto não o conhecia até me visitares...agradeço muito a tua visita, serás sempre bem vida, obrigada por gostares do meu cantinho e pelas palavras que me deixaste!!! Assim sendo terei muito gosto em te acompanhar!

    Em relação a este teu post para mim é muito dificil comentar...logo este assunto!!!
    Como muito bem dizem a Susaninha e a Maria não se encontra muito sobre este assunto e eu até sei porquê...conheço bem o mundo da corrupção neste assunto e é por isso que casais como a Nossa Querida Susaninha estão 6 anos á espera, é que em primeiro lugar estão as cunhas e por isso mesmo este é quase um assunto tabú.

    Tenho conhecimento de varios casos de corrupção!!!

    Desejo-te muito boa Sorte e desculpa a minha franqueza, mas ao visitar-te dei logo com este post e só posso ser verdadeira!!!

    ResponderEliminar