Acerca de Nós

A minha foto
Porto, Gondomar, Portugal
Duas faces voltadas para um rosto risonho e pequenino. O Sol do nosso dia a dia e a Lua dos nossos sonhos pela Noite.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Para ti Haiti - Quero voltar a ser uma criança outra vez

Durante estes dias muitas imagens do Haiti nos chocaram. E com elas vieram o olhar de milhares de crianças famintas e sem família para os poderem acolher, aconchegar, alimentar e Amar.
Para além da pequena contribuição dada,senti vontade de ser criança e fugir de todas aquelas imagens horriveis que me entraram pela TV.
Deixo aqui as minhas palavras de desabafo e ao mesmo tempo de consolo das minha memorias de criança. Muitas delas partilhadas por todos nós.

Quero ser criança.

Quero poder olhar as nuvens e fazer desenhos. Ver nascer através delas um leão, ou cão ou simplesmente deixar que nuvens desenhem aquilo que a minha imaginação quiser.
Quero ser livre e ter tempo para isso.
Fazer as pequenas coisas como brincar ao pião, jogar berlindes à apanhada ou escondidinhas.

Quero voltar a nascer e poder sentir o colo de minha Mãe e ouvir as histórias dos animais que falavam ou do Pinóquio onde por cada mentira que dizia, o seu nariz crescia, crescia, crescia.
Até que no final da história apalpávamos o nosso próprio nariz para ver o tamanho que tinha, sempre á espera que ele fosse crescer um pouco. E sentir aquele beijo de Amor e o aconchegar dos lençóis para adormecer sem frio, com as palavras doces “ Vá dorme meu filho, que amanhã tens a escola muito cedo”

A caminho da escola poder brincar e saltar sobre as poças de água com aquelas galochas (botas de agua)verdes que eu tanto gostava.
Fazer o meu mundo girar pela fantasia e sonhar com as pequenas coisas que em faziam sorrir.
As poças tornavam-se grandes lagos que eu ao saltar sobre elas com toda a minha força, dispersava a agua, e assim fazia desaparecer o lago por maior que ele fosse. Ou por maior quantidade de agua que tivesse.

Até que sentia os pés um pouco frios pela entrada da água de tanto pular. E sabia que ao chegar a casa teria uma advertência. Mas ao mesmo tempo o carinho de minha avó que para me aquecer os pés me calçava umas meias tão grossas, tão grossas, que me cinco minutos os pés escaldavam dentro dos chinelos que ainda não me serviam de tão grandes que eram.

A minha rua era o meu mundo e uma alegria. Os carros paravam para podermos recolher as pedras que faziam de balizas. Era jogar até marcar os cinco e mudávamos de campo para acabar aos 10. Ou então até que minha Mãe vinha chamar porque já era tarde e ainda faltavam os deveres para fazer.

Isto tudo já ao escurecer e antes que meu Pai chegasse do trabalho e tudo estivesse pronto, para podermos comer todos juntos à mesa. E esperar que ele que no final da refeição ele nos desse aquela guloseima tão especial, quanto rara para altura.
Por onde anda o meu mundo? Onde posso hoje sonhar?

Entre sonho e brincadeiras o meu mundo era feito de um pouco de rebeldia e obediência. Esse mundo era cheio de Luz e Amor, com o carinho dos meus Pais e avós.

Onde andam as famílias hoje em dia? A nossa inocência era a Luz que nos ajudava a viver com as fantasias que tínhamos.
E das pequenas coisas fazíamos castelos no ar e os nossos mundos eram aquilo que sonhávamos.

Quero ver o Mundo novamente pelos olhos de uma criança. Mas com os olhos bem abertos para que nas pequeninas coisas possa encontrar um motivo para um sorriso e um brilho de inocência. Que só o olhar de uma criança pode ter.

Levem-me por esse Mundo. Façam-me sonhar. Para que ao voltar a ser criança não tenha de pensar nas crianças que morrem diariamente por esse fora, o Mundo dos Adultos.
Deixem-me nesse Mundo para que não possa ver as crianças num Haiti qualquer, sofrer de fome e perderem a vontade de brincar. Pois a única coisa que podem fazer é sonhar com um pouco de alimento para não morrer.
Deixem-me ser criança outra vez




Cruz Vermelha Portuguesa - indicados no site http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/

Missão de emergência da AMI - NIB: 0007 001 500 400 000 00672
Multibanco: Entidade 20909 Referência 909 909 909 em Pagamento de Serviços

Ou Ligue para o 760 206 206 e ajude o Haiti - Campanha TMN/PT a favor AMI, Cruz Vermelha e Médicos do Mundo

Rosalino

2 comentários:

  1. Este texto disse tudo, tudo o que aquelas crianças neste momento tanto sonham. Não devia ser permitido e por isso eu deixei talvez de ser crente porque se existe Deus não devia permitir que catástrofes destas acontecessem, principalmente deixar crianças orfãs famintas de alimento e de amor.
    Se é que há Deus que POR FAVOR faça algo por estas pessoas que conseguiram sobreviver a um terror destes.

    Só desejo que esta tragédia passe rapidamente e que estas pessoas possam voltar a ter a sua casa, trabalho e comida o quanto antes.

    Bj
    Susana

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Em primeiro lugar quero muito agradecer mais uma vez as tuas visitinhas ao meu blog tão pequenino ainda, mas principalmente pela generosidade de me deixares os contactos e conta para ajudar estas pessoas.

    Tenho sentido tanto este sofrimento, custa-me horrores ver sofrer assim...

    Sinto uma impotência por não poder ajudar lá mesmo, é impressionante tanta Dor...

    Desejo muito e rezo para que Deus Ajude todas aquelas pessoas...

    Beijinhos

    ResponderEliminar