Acerca de Nós

A minha foto
Porto, Gondomar, Portugal
Duas faces voltadas para um rosto risonho e pequenino. O Sol do nosso dia a dia e a Lua dos nossos sonhos pela Noite.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Melhoria na punição de crimes de violência escolar», diz PGR. Via TSF

Não podia estar mais em desacordo com esta noticia.
Parecem aquelas noticias que são lançadas para  imprensa que se destinam a fazer crer que realmente esta situação está em retrocesso.
Mas depois lemos atentamente a noticia pelo link da TSF e afinal são unicamente estudos que revelam que isso possa estar a acontecer.
Uma suposição ou certeza senhor PGR? É que o texto não me deixa com muitas certezas porque os números que são divulgados, não ajudam a que a preocupação dos Pais acalmem. Os primeiros nove meses de 2011 assistiram à abertura de 107 inquéritos relacionados com violência escolar, numa média de quase 12 por mês, trazem-me ao pensamento que as boas noticias de que as pessoas estão a perder o medo de divulgar estas situações. Não iliba que nos devamos sentir inseguros dentro de estabelecimentos que em parte são antros de violencia. Em vez de espaços onde a educação moral e civica, deveriam ser primordiais nas nossas crianças.
Fazer crer que a perda do medo de divulgar estes casos vai resolver a situação e como esperar que apesar da prevenção e penalização que se fazem aos automobilistas, sejam o mote para que eles não prevariquem mais.
Podem ser um ponto de partida para um começo. Mas não uma batalha ganha. 
Principalmente quando lemos no mesmo dia que a violencia que é descrita dentro dos ensinos escolar, é muita vezes desencadeada fora desse recinto, mas a escassos metros dos mesmo. Como aconteceu no caso da rapariga que foi agredida  e filmada e exposta no FB através de telemóvel. E chegamos a conclusão que afinal a vitima neste caso que hoje li no JN, se resume a penas suspensas e trabalho comunitário...
Se sou a favor que se tivessem penalizado mais estes adolescentes que agrediram barbaramente a outra colega? 
Não... Mas acho que gostaria de me sentir mais seguro quando o meu filhote estivesse na escola. E que não se retirassem ilações de progresso, quando os números referem que existem 12 agressões ou tentativas de agressão mensais.
É que começo a pensar que para o PGR os estabelecimentos de ensino deixaram de ser locais de educação, para virarem locais de CORRECÇÃO...


Rosalino
PS Como será quando chegar o tempo do T entrar para um secundário?

2 comentários:

  1. Acreditas que já penso nisso, como vai ser quando os meus filhos forem para o secundário... E na escola onde ele está já veio encharcado 3 vezes por o terem empurrado para uma poça de água e a semana passada queixou-se que um menino lhe atirou pedras...

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. O problema Rosalino é que estes adolescentes já assistem a situações de violência dentro da sua própria casa e depois pensam que agredir é um acto normal.
    Também me sinto muito preocupada porque agora que sou mãe vejo o futuro escolar da minha filha muito comprometido. Não sei quem possa resolver isto mas que é essencial e digo mesmo Obrigatória a Segurança escolar isso não tenho qualquer dúvida. Estamos a criar seres humanos e a escola devia ser uma 2ªa casa.
    Um abraço
    Susana Pina

    ResponderEliminar