Acerca de Nós

A minha foto
Porto, Gondomar, Portugal
Duas faces voltadas para um rosto risonho e pequenino. O Sol do nosso dia a dia e a Lua dos nossos sonhos pela Noite.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sexting e texting - Perigos á espreita para as nossas crianças e jovens




Cada vez mais o mundo dos telemóveis e da Internet fazem parte integrante do nosso dia a dia, e com eles as grandes vantagens e desvantagens que acarretam.

E ainda mais com o poder que têm de influenciar as nossas crianças e jovens.
Quantas vezes não vemos os nossos familiares mais jovens a mandar sms à velocidade da luz, sem sequer olharem para o teclado ou pestanejarem?
Em parte já estamos reféns destas tecnologias, e precisamos muitas vezes delas par uso diário.
Mas enquanto elas são benéficas tudo bem.
O problema é que começam a crescer nesse mundo um fenómeno,que cada vez não podemos descurar a vigilância para ele
Principalmente quem tem crianças ou jovens como alvo prioritário.

São eles o Sextinge e o Texting

O sexting é a divulgação de conteúdos eróticos e sensuais através de telemóveis. Iniciou-se através das mensagens SMS de natureza sexual e com o avanço tecnológico tem-se aumentado o envio de fotografias e vídeo, aos quais aplica-se o mesmo termo de texting.
Estes conteúdos são cada vez mais divulgados pelas novas tecnologias da Internet, utilizando-se qualquer meio electrónico, como câmaras fotográficas digitais, webcams, e smartphones.

O problema maior é que actualmente qualquer jovem ou criança disponibiliza as suas fotografias e trocam textos com a maior das facilidades, com quem lhes envia esse tipo de mensagens.
Sendo que por vezes é o inicio, que qualquer estranho usa no sentido de manter uma ligação que lhes dê uma maior aproximação.

Os dois maiores problemas são esses mesmo.
A possibilidade de predadores sexuais usarem esse tipo de sms, e também o abuso das fotos e textos que inocentemente as nossas crianças e jovens enviam, por simples amizade.Mas que podem a qualquer momento serem publicadas sem o mínimo pudor. E a sua personalidade beliscada entre os seus amigos em geral. Podendo trazer graves consequências no futuro.

Por isso aqui fica um alerta a todos nós para o perigo que cada vez mais o sexting e as texting, vão representando nas nossas famílias.
Nada melhor que prevenir e estar atentos. Hoje é uma foto ou texto de um colega dos nossos filhos, amanhã poderá ser dos nossos.
Passem esta preocupação e este pequeno aviso a todos os amigos e circulo familiar.

Muitos já chamam ao sexting: paparazzi do sexo na internet ( pelas fotos e textos que aparecem expostas em telemobeis e internet, sem se saber como ou quem) Infelizmente...

Rosalino

2 comentários:

  1. Olá
    Pois eu penso diáriamente nesses perigos todos e sinto-me tão impotente...
    Dos meus tesouros, aos três mais crecidos a minha mana já deu telemóvel com 12, 14 e 16 anos e de facto eles sabem fazer tudinho é impressionante, por mais avisos que façamos sentimos que não chegam...
    Deus os proteja e a todas as crianças...

    Obrigada pela partilha, vou dar conhecimento á minha mana pois ela acha sempre que eu sou exagerada na protecção deles...

    Um Enorme beijinho e quero Agradecer do fundo do coração todas as palavras de Força que me deixam no meu simples cantinho...
    Muito Obrigada...
    Tudo de Bom para vós...

    ResponderEliminar
  2. Embora não tendo ainda filhos, preocupo-me bastante com esta questão.
    O que é facto é que já não se vê uma criança a jogar à bola, ao peão, a fazerem rodas ou a brincar com uma boneca. A infância é passada no meui de máquinas que seduzem ao ponto de levar estas crianças a um mundo extremamente perigoso.
    Não sei onde iremos chegar, e não sei muito sinceramente como prevenir os miudos para tasi perigos uma vez que hoje em dia só se comunica desta forma.

    Parabéns por este post
    Bj
    susana

    ResponderEliminar