Acerca de Nós

A minha foto
Porto, Gondomar, Portugal
Duas faces voltadas para um rosto risonho e pequenino. O Sol do nosso dia a dia e a Lua dos nossos sonhos pela Noite.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Angelico e o fenomeno da mediatização. As fatalidades acontecem a todos.

Antes do mais quero deixar aqui o meu desejo sincero de franca recuperação e se possivel total.
Mas o que me leva a fazer este poste não é um contra algo ou alguém. É sim antes uma tentativa de alerta ao que diariamente vaí acontecendo pelo nosso Portugal e nas nossas estradas.
Angélico conduzia um carro emprestado, SEM SEGURO e conduzia SEM cinto de segurança. No mesmo carro seguiam outros ocupantes. Um deles faleceu quando foi projectado e em seguida atropelado por uma viatura que vinha atrás e não conseguiu evitar. E ainda uma ocupante que se encontra actualmente em risco de vida nos mesmo serviços que Angélico.

Segundo disseram amigos do próprio actor e cantor o acidente deveu-se a um furo numa roda que levou ao despiste e ao capotar da viatura. Num carro como aquele que conduzia normalmente os pneus usados são praticamente difíceis de rebentar ou furar. Chamam-se Pneus Flat e têm uma segurança extrema no que respeita a furos. De resto ainda nada de concreto se sabe e nem adianta querer levantar casos ou seguir os possíveis relatos dos próprios amigos.
A única coisa que me revolta é ver que tudo se faz resumir a uma situação em particular, relativizando a situação de risco de Vida de Angélico. Então e a rapariga que o acompanhava e está também em risco de vida? E o ocupante que veio a falecer, a família deste rapaz não conta?

Não pensem em mim como um incendiário. Antes gosto que as coisas sejam claras e não se deixem resumir a uma tentativa de transformar isto numa telenovela...
Nem para a vida de Angélico isto é favorável.

Os outros ocupantes poderiam ser um filho, sobrinho, familiar afastado ou simplesmente amigo das nossas relações profundas.

As vezes as Tvs fazem um tipo de trabalho que não é nada favoravel até para jovens que vêm em pessoas como Angélico um ídolo.
E isso irrita-me...
Diariamente fazer deste drama um acontecimento de alta mediatização, é escabroso para a nossa comunicação social, que deveria seguir outros rumos.

Porque não gosto de ver usarem acontecimentos tristes como estes, e os quererem transformar em  mediatismo. Aqui fica este poste de protesto.


Rosalino

8 comentários:

  1. :((((
    Neste momento já sabemos que este fatídico acidente fez mais uma MORTE...a dele...

    Pois eu hoje mencionei exactamente tudo isto no FB...não se fala de uma menina de 17 anos que corre risco sério de vida, nem da sua famíla e possivelmente será a 3ª vitima do acidente já que os 3 não levavam cinto...não se fala do outro amigo que faleceu nem da sua família...e muito menos se fala da pessoa que atropelando sem culpa matou o outro amigo...ou seja o acidente centrou-se apenas nele quando existem tantas famílias desfeitas com ele :((((

    Um horror do qual me custa muito falar ainda por cima nesta semana...vou depois fazer um post sobre isso mesmo...sobre a minha Querida e Amada Amiga que perdeu a vida na A1....
    e do que estamos a viver esta semana horrivel :((((

    A imprudência e a falta de respeito pela vida humana vê-se todos os dias nas estradas e cada vez pior....

    Lamento todas estas mortes....como lamento....

    :((((

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente é como dizes MJM. Desculpem as palavras que vou utilizar. É muito Folclore em redor de um acontecimento tão trágico. As minhas sinceras condolências ás famílias dos falecido, tanto Angélico como o amigo. Para a jovem de 17 anos que se encontra ainda em risco e com possibilidade de ficar com mazelas muito graves, um envio de força e á família, coragem para enfrentar tudo. Vejo redes sociais e comunicação social muito empenhadas em aproveitar este tipo de acontecimentos...

    Eu enveredo por outra questão. Que lição ficará para futuro nos nossos jovens? Será este tragico acontecimento um aviso a tudo o que vem acontecendo nas nossas estradas?

    Não me parece.
    Acabei de ler um artigo que muito me inquieta e do qual concordo com tudo a 100%.

    Aqui fica o link para poderem reflectir também.
    http://www.lux.iol.pt/nacionais/angelico-vieira-obito-morte/1263389-4996.html

    É triste constatar. Mas é verdade.

    Rosalino

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente contigo. Também já me perguntei muitas vezes e os outros? Não são pessoas como ele? Enfim, lamnento muito estas mortes e desejo que as familias tenham coragem para ultrapassar esta dor

    ResponderEliminar
  4. Lamwnto muito pelas perdas de vidas que este acidente trouxe.

    Concordo inteiramente contigo quando referes que existem coisas pouco esclarecidas, ou que talvez nem convenham que se esclareçam, e que praticamente não se fala dos outros ocupantes envolvidos nem das suas familias.
    Obviamente que para a comunicação social é muito mais importante e é o que dá audiências e o que vende falar-se do Angélico, porque afinal quem conhecia os outros? É sempre assim infelizmente.

    espero que os jovens aproveitem este mediatismo trágico para se consciêncializarem dos perigos de conduzir sem cinto, sem seguro e com um carro de alta cilindrada...um carro não é um brinquedo!

    Um abraço
    susana

    ResponderEliminar
  5. Obrigado por disponibilizares toda esta informação!
    É tudo tão triste...

    Só espero que muitos jovens possam lembrar do que aconteceu quando estiverem com carros nas suas mãos e principalmente respeitar a vida dos outros que levam e com quem se cruzam já que a deles parece não ter valor para os mesmos :(((

    Bom Fim de Semana para vós...

    ResponderEliminar
  6. mentira, ele levava cinto e não foi furo...informe-se melhor.

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de não estar a entrar por caminhos que não devo. Paz á sua alma. Mas lhe digo que o primeiro relatorio foi de que não levava cinto. Pode recorrer ás noticias do CR ou do IOL ou do JN e DN. Só depois o bombeiro chafe vem dizer que o cinto foi cortado em dois sitios ao Angelico. Se isso se confirmou não sei. E tudo isso tambem se relata relatido ao furo. O unico que disse ter sido um eixo partido foi o amigo de Angelico. Fica uma e outra ideia relatada aqui. Apõs novos desenvolvimentos. Quanto ao resto deixo aqui o mesmo texto. os outros tripulantes do carro? Não são gente? Eu sei a comunicação social nestas alturas são como lobos esfomeados em busca de comida...Em tudo o resto continuo com a mesma ideia. Responsabilizar os jovens nesta altura era muito bom. Mas aconteceu? Não....

    ResponderEliminar
  8. Mas não chame mentira ao que ainda não sabe. E se assinar o que escreve, era de bom tom....
    A investigação ainda está em curso e nada está provado como pode ver neste link: http://www0.rtp.pt/noticias/?t=Inquerito-ao-acidente-de-Angelico-Vieira-continua-em-curso.rtp&headline=20&visual=9&article=456441&tm=8

    ResponderEliminar